quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Tão importante quanto definir qual uso você fará da sua bicicleta, é escolher um produto que case bem com o seu porte físico. O tamanho certo da sua bike vai te proporcionar mais conforto e desempenho na hora de pedalar, além de evitar posturas inadequadas e prejudiciais para a sua saúde.


Assim como qualquer produto de vestuário, na hora de escolher a bicicleta, deve-se sempre procurar um produto com um ótimo ‘caimento’. Você não terá o melhor desempenho jogando futebol com uma chuteira de numeração maior que a do seu pé, nem pedalando com um quadro desproporcional com o seu tamanho.
Hoje, a Tudo Bike dá algumas dicas de como escolher o quadro certo.
Imagem: reprodução
Para evitar problemas futuros, as dimensões do quadro devem estar de acordo com as suas! O que determina o tamanho da sua bike, é o seat tube, que é a distância entre o selim (banco) e os pedais. O que determina o comprimento do seu quadro é o top tube horizontal – a distância entre o tubo frontal (que suporta o guidão) até o cano do selim.
Um top tube mais curto é ideal para áreas urbanas, já que facilita que o ciclista se mantenha numa posição mais ereta, já para competidores, o ideal são os canos mais longos, já que o coloca em uma posição com o corpo mais reclinado, propícia para buscar mais velocidade e dinâmica.
Perceba que as numerações entre as MTB (Mountain Bike) e bikes de estradas (ou urbanas) são diferentes. Algumas empresas também trabalam com outro tipo de númeração, como S, M, L, XL. Uma pessoa de estatura baixa, entre 1,60 até 1,70, em média utiliza uma bike de porte pequeno (S-Small), enquanto entre 1,70 até 1,80 pode utilizar o tamanho médio (M) e assim por diante.
 Lembrete: sempre procure comprar sua bicicleta em lojas especializadas.

0 comentários:

Postar um comentário